Criar uma Loja Virtual Grátis









Moxaterapia

Moxaterapia

MOXATERAPIA

         A Moxabustão é a técnica de aquecimento dos pontos de acupuntura. Na 
China, não existe de forma isolada a palavra acupuntura. Sempre se falam em "Agulhas e Moxa", simbolizando que nos pontos são utilizados não somente a agulha, mas qualquer estimulo físico ou químico. O aquecimento dos pontos fornece calor e energia para o corpo. Por isso, a moxabustão é indicada para as doenças provocadas pelo frio e pela umidade (muito usada em paises frios e no inverno), e para situações com deficiência de energia (convalescente, doenças crônicas, pessoas fracas e pacientes idosos). Dizem até que todos os paciente idosos devem receber primeiro a moxabustão algumas sessões para que as agulhas possam produzir melhor seus efeitos. Ou ampliando tais conceitos, toda as pessoas devem aprender a fazer moxa em alguns pontos chaves para recarregar as energias do corpo e prevenir as doenças.
         Alguns acupunturistas, como Sawada e Manaka no Japão, acreditam que a moxa pode ser utilizada tal como agulhas, assim, colocam vários cones de moxa nos pontos, substituindo as agulhas.
         O calor realmente produz vasodilatação, efeito anti-inflamatório e analgésico. Os banhos e predilúvios quentes relaxam o corpo e a mente. As compressas quentes são úteis para amenizar as dores crônicas e as contraturas musculares. Entretanto, a aplicação de calor em áreas extensas do corpo a longo prazo traz efeitos colaterais como enfraquecimento e má circulação sanguínea. Os terapeutas orientais aplicam as moxas nos pontos de acupuntura permitindo uma atuação e eficiente, sem tais efeitos colaterais. Hoje, afirma-se que a moxabustão funciona porque atua diretamente sobre pontos de acupuntura, portanto é mais eficiente do que a aplicação difusa das lâmpadas infravermelhas ou das compressas quentes. Além disso, a moxabustão pode ser aplicada à agulha, levando o calor profundamente no ponto.
          Desde os tempos antigos, a moxabustão é feita através da queima de uma erva medicinal chamada Artemisia. Esta planta é mais utilizada talvez pelos seus efeitos químicos ou talvez pelo espectro infravermelho mais eficaz. ( Wu Kwang)
 A  Moxabustão sig

nifica literalmente, “longo tempo  de aplicação do fogo” e é uma prática originária do norte da  China, cerca de 3.500  anos AC. e introduzida no Japão por  volta do ano 265 DC., levada  por monges japoneses, que  estudaram na China -  e segundo historiadores - teriam sido  eles os responsáveis pela introdução da Terapia Tradicional  Chinesa no Japão. A erva mais utilizada é a Artemisia  vulgaris. Também podem ser utilizados outros materiais  como o carvão, que apresenta odor mais suave.

 A Moxa já era realizada pelas famílias reais quando a  Acupuntura falhava. Segundo os textos chineses antigos,  todas as pessoas que desejam ter uma vida longa e  saudável devem realizar moxabustão em pontos específicos  do corpo.

A Moxabustão realiza a tonificação energética, elimina a estagnação e regula a circulação de energia. Dessa forma, melhora o funcionamento de órgãos e vísceras do corpo. Assim sendo a técnica terapêutica de fogo, desbloqueia os pontos específicos do meridiano, permitindo que o Ki flua naturalmente através dos canais de energia, fazendo com que o "Ki doente" seja eliminado, dando espaço para o "Ki saudável", assim fortalecendo as capacidades curativas do corpo. 

Muitas vezes a Moxabustão é utilizada em conjunto com a Acupuntura e o Shiatsu, potencializando assim os seus efeitos.

A queima da MOXA sobre a pele ou acima dos pontos de acupuntura produz calor, que regula o equilíbrio das funções fisiológicas do corpo.

 

Indicações:

A moxabustão é tida como Yang puro, por isso serve para fortificar o Yang enfraquecido do paciente.
  1. Regula o Qi e o sangue.
  2. Auxilia na anemia, stress, cansaço físico e mental.
  3. Abre os doze canais (meridianos) principais de energia.
  4. Fortifica na convalescença, nas fraquezas (fadiga) crônicas, por obstrução do Frio e Umidade;
  5. Expele o frio e a umidade, colaborando nas afecções pelo Frio, as desordens do Yin.
  6. Minimiza os desconfortos da velhice e propicia uma longevidade saudável.
  7. Dispersa a energia perversa.
  8. Aumenta a energia defensiva.
  9. Realinha desordens ginecológicas e distúrbios sexuais.
  10. É eficaz no combate das doenças respiratórias como asma e bronquite, além de alergias.
  11. Também nos distúrbios digestivos como dores abdominais, indigestão, diarreia, náuseas, vomito.
  12. Cauteriza verrugas.
  13. Auxilia no alívio das doenças osteomusculares, artrite, problemas da coluna.
  14. Aplicada em situações onde não é possível a utilização de agulhas.


Contra-indicações

  1. Em tratamento de doenças com quadro febril.
  2. Lesões traumáticas na pele.
  3. Em casos de problemas psíquicos.
  4. Em áreas próximas aos genitais, mamilos, couro cabeludo e rosto.
  5. Em crianças, sua aplicação deve ser avaliada com cuidado pelo profissional.
  6. Idosos muito combalidos. 

https://acupunturaparasaude.blogspot.com.br/p/moxaterapia.html
disponível em: 16/06/15 as 18h30
fonte: https://consultorioestetica.blogs.sapo.pt/33148.html
disponível em: 16/06/15 18h30